As tecnologias são para essa geração uma forma natural de aprender, por isso temos o dever, enquanto educadores, de aproveitar as boas possibilidades que elas oferecem e orientar as crianças e jovens para utilizá-las de forma equilibrada e responsável. Este blog é um espaço de aprendizagem, interação e comunicação da turma do 4º ano 42 do Colégio E. Pe. Colbachini. As famílias e visitantes estão convidados a participar, deixando comentários sempre que desejarem.

domingo, 25 de setembro de 2016

Aprendendo os Porquês

Vamos aprender o uso dos porquês? Vocês perceberam que existem 4 formas diferentes de escrevê-los? PORQUE, PORQUÊ, POR QUE, POR QUÊ. Assista aos vídeos, depois exercite jogando!

 



JOGOS



Em clima de primavera!

 Chegou setembro e com ele o Dia da Árvore e a chegada da Primavera. Tempo em que os brotos rebentam, as folhas se renovam, as flores colorem a natureza. Tempo de lembrar com mais intensidade a importância de sermos cuidadores da natureza para preservarmos a vida de todos. A turma 42 soltou a criatividade nos trabalhos artísticos, junto com as reflexões feitas no papel de cada um para preservar  os recursos naturais. Trabalhamos o poema Leilão de Jardim, de Cecília Meireles. 

















terça-feira, 6 de setembro de 2016

SE EU FOSSE UM VEREADOR


Estamos estudando os três poderes do município, entre eles o Poder Legislativo, que é exercido pelos Vereadores, os quais são responsáveis pela proposta e elaboração de leis. Aproveitando o contexto atual em que teremos brevemente eleições, propus aos alunos que pensassem que lei(s) gostariam de propor para Nova Bassano , Cada um elaborou sua proposta num formato de campanha eleitoral. Aí está o resultado. Crianças têm opinião, ética, senso de bem comum. E estão se preparando para serem cidadãos que terão poder de decisão para construir uma sociedade mais justa.

domingo, 4 de setembro de 2016

Vamos entender os Hinos Brasileiros?


Estamos na semana da Pátria. O dia 7 de setembro  é marcado como o Dia da Independência do Brasil, que antes era colonizado por Portugal. Isso foi em 1822, quando D. Pedro I governava o nosso país sob o regime da monarquia. Monarquia é um sistema de governo em que o monarca (rei) governa um país como chefe de Estado. A transmissão de poder ocorre de forma hereditária (de pai para filho), portanto não há eleições para a escolha de um monarca. este governa de forma vitalícia, ou seja, até morrer ou abdicar. Depois, com a proclamação da República, o Brasil passou a ser governado por presidentes, alguns eleitos pelo povo. 
Nosso país tem muitas riquezas naturais e culturais. Precisamos cuidar delas e amar nosso país, varrendo para fora todo preconceito, injustiça e corrupção. O Brasil é de todos os brasileiros. 


Aprenda o Hino da Independência do Brasil



Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Compositor: Poema: Evaristo da Veiga / Música: D. Pedro I

A Igreja torna santa a Madre Teresa de Calcutá




Nesse domingo, em Roma, Itália, o Papa Francisco canonizou Madre Teresa de Calcutá. Um milagre  com um brasileiro foi decisivo para que isso acontecesse. 
Conhecida em vida como  "a santa das sarjetas", Madre Teresa de Calcutá foi transformada em santa pela Igreja Católica 19 anos após sua morte. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, ela foi uma das mulheres mais influentes dos 2 mil anos de história da religião, aclamada por seu trabalho com os mais pobres nas favelas da cidade indiana de Calcutá.
Agora Madre Teresa de Calcutá é chamada de Santa Teresa de Calcutá.
Conheça a história da Madre  Teresa e do brasileiro que recebeu o milagre clicando nos vídeos  abaixo .